Quando e como denunciar falta de limpeza de terrenos?

Há vários meios públicos à sua disposição onde pode deixar a sua denúncia e estes variam consoante o tipo de intervenção, limpeza ou ocorrência para as quais queira chamar a atenção. Mas primeiro que tudo, é importante conhecer as situações em que devem denunciar e para que entidade, se a autarquia, se a GNR ou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. As principais situações que deve reportar são as seguintes:

O dono do terreno ao lado da minha casa não fez a limpeza.

Se conhece o proprietário, deve primeiro entrar em contacto com ele e avisar-lhe de que tem até dia 15 de março e que se pode sujeitar a uma coima. Se ainda assim o vizinho não limpar, aguarde até dia 31 de maio, que é a data limite para as câmaras municipais garantirem a limpeza de terrenos urbanos.

Há um eucaliptal ou pinhal junto da minha aldeia cuja gestão não corresponde à nova lei.

À volta de aglomerados populacionais (10 ou mais casas), os proprietários dos terrenos florestais têm de fazer a gestão de combustíveis num raio de 100 metros a contar a partir das últimas casas. Essa gestão implica que não deve haver nenhum eucalipto ou pinheiro a menos de 5 metros das casas e as copas as árvores devem estar afastadas 10 metros umas das outras. Se algum destes aspectos não estiver conforme, deve contactar a linha SOS Ambiente e Território da GNR: 808 200 520.

Existe um terreno urbano na minha aldeia cheio de combustível (matas, silvas densas).

Deve primeiro tentar falar com o proprietário - fale com os vizinhos do terreno. Se não se conhecer o proprietário, se estiver incontactável ou emigrado, deve alertar as autoridades para a situação de risco. Neste caso, o primeiro contacto a realizar é a sua Câmara Municipal.

Cidadãos conscientes devem proceder à limpeza de terrenos urbanos ou florestais dos quais são proprietários, ainda que não habitem na mesma área. Portugal conta consigo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Decoração de ginásio em casa

Cuidados de alimentação durante a gravidez